domingo, 17 de fevereiro de 2019

Fricasse de Frango


Fricasse é o nome chic, na real é frango  com creme no forno. Dominando a base permite mil variações. Aqui a receita é com creme de milho.

Ingredientes Básicos

- Dois peitos de frango
- Uma xícara de milho verde cozido, ou de lata
- Uma xícara de creme de leite
- Uma xícara de requeijão cremoso
- Sal e pimenta
- Temperos a gosto

Como Eu preparei



- Primeiro cozinhe o frango e desfie, ou frite cortado em pedaços pequenos. Cortei em pedaços maiores e cozinhei na pressão com água e sal. Coloquei alguns pedaços no liquidificador e bati ligeiramente para desfiar. Repeti o processo com pequenas porções até acabar. Se colocar tudo junto a parte de baixo vira uma papa de frango e a de cima não corta.


- Na travessa temperei com  sal, pimenta, adicionei tomate em pedaços (sem as sementes) , folhas de manjericão roxo e uma ou duas de hortelã. Pode-se adicionar o que quiser. Pedaços de ricota, azeitonas, pimentão picadinho, cebola picadinha...o que seu paladar preferir.
No caso das folhas também. Manjericão, tomilho, manjerona e orégano são mais delicados. Hortelã  e estragão requerem pequenas doses. Folhas de sálvia, coentro e endro dominam os outros temperos. São fortes. Nunca coloquei alecrim. Creio que neste prato não combina. Mas vale semente de coentro, de endro...até um pouquinho de noz moscada ralada.  Esta última requer cuidados. 20g de noz moscada podem causar intoxicação neurológica num adulto. Melhor não abusar.


- No liquidificador se bate  o milho e os ingredientes cremosos temperados com sal.
Hoje eu não queria usar meu creme de leite no salgado. E tinha pouco requeijão cremoso então substitui por leite, ricota em pedaços e uma colher de sopa de requeijão cremoso.


Misturei tudo no prato, cobri com orégano porque gosto muito,  e levei ao forno elétrico por 10 minutos.


Dica 1: Dependendo dos ingredientes a quantidade de sal é variável.  Se usamos um requeijão cremoso salgado vai menos. idem se colocarmos azeitonas ou se cobrirmos com queijo parmesão ralado. O equilíbrio do sal depende dos ingredientes e da quantidade que colocamos. Muito sal e não sentimos o gosto dos ingredientes. Pouco sal fica insosso.
A textura do creme também vai do gosto. Neste não coloquei muito leite então ficou mais firminho que o habitual devido a adição da ricota.

Dica 2: Orégano e louro são temperos ótimos para digestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Comente, contribua...você enriquece o blog!