terça-feira, 19 de fevereiro de 2019
Poejo - Remédio ou Tempero?
Amo poejo! É muito perfumado!
Neste Brasil continental recebe muitos nome: Poejo, Hortelãzinho, Erva-de-São Lourenjo, Menta Selvagem, Poejo-das-Hortas...
Não parece muito com hortelã. Folhas pequeninas como orégano e o aroma é fresco, mas doce e picante. O gosto é mentolado.
Mentha pulegium L quando consumido como chá tem efeito digestivo, expectorante, antimicrobiano e antiespasmódico. Em aplicações tópicas é antisséptico e cicatrizante.
Na comida uso em molhos, sopas, fricassê, saladas...moderadamente. Na primeira vez coloquei em igual quantidade com manjericão. Só deu poejo. O aroma inundou o ambiente e o sabor predominou sobre todos os outros temperos. Depois aprendi .Um galhinho pequenos ou de 6 a 10 folhinhas.
Li uma receita portuguesa que usa chá ou água de poejo para fazer um prato típico chamado "Migas de Peixe ". Muito interessante.
Quase todas as receitas que encontrei apontando o uso de poejo tem origem portuguesa. Bem versátil entra em pratos com cogumelos, bacalhau e ovos . Existe uma receita de sopa ou "Poejada" com ovos, onde entra um molho ( ramalhete) de poejo.
O que mais chamou minha atenção foi a receita de Licor de Poejo. Fiquei com vontade de fazer ou de experimentar.
Se você não conhece poejo encontrará seco nas lojas de especiarias ou frescos nas feiras livres e revendas de mudas e plantas. O cultivo é muito fácil em jardineiras.
Licor de Poejo
Ingredientes
- 20g de poejo - Usando poejo seco o licor fica amarelado. Poejo fresco e o licor é verde.
- 500ml de aguardente ( vodka? )
- 500ml de água
- 500g de açúcar
Preparo
- Misturar as folhas de poejo lavadas com a bebida alcoólica num recipiente bem limpo. De preferência fervido. Deixar macerando por 20 ou 30 dias. Eu recomendaria uma garrafa escura e guardada na geladeira.
- Depois disto ferver a água e o açúcar até formar uma calda. Pode-se adicionar mais poejo neste momento para reforçar o gosto.
- Resfriar e misturar com a infusão alcoólica de poejo previamente filtrada. Guardar numa garrafa bem linda! :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Maravilha aprender!
ResponderExcluirNunca soube que pejo era tempero.
Mamãe me dava qd tinha tosse.
E o licor? Deve ser ótimo.
Vou usar mais pejo agora.
Obrigada, bjs
Olá. Muitos ervas temperos tem propriedade curativas e vice-versa. Tem uma espécie de lavanda que é usada para temperar. Poejo é forte. O gosto domina. Use pouquinho. Beijocas de Elisabeth
ExcluirEi Elisabeth! Tudo bem querida! Já tenho que lhe dizer que seu blog é um dos meus preferidos! Amo o astral, as postagens, enfim, tudo! rsrsrsrs....Amo poejo também! Adorei esta receita de licor de poejo! Já quero fazer! Fiquei curiosa nesta lavanda que serve para temperar! Seria qual tipo? Abraços!
ResponderExcluirOla. Que bom! Obrigada! O blog é meu xodózinho. Adoro poejo...tão perfumado! É a nossa tradicional alfazema com a folhinha lisa. Tem uma que é recortada. Vc esta lavanda tempêro encontra nas lojas de especiarias. É bem pronunciada. Coloque pouquinho. Beijocas de Elisabeth.
ExcluirOi Polly. Complementando a resposta... Lavanda tempero pode ser encontrada seca em lojas de especiarias e temperos. Eu uso a fresca também. Comprei uma mudinha no mercado Municipal. Beijocas de Elisabeth
ExcluirEu gosto de colocar uns galhinhos na salada. É delicioso!!!😊
ResponderExcluir