terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Poejo - Remédio ou Tempero?


Amo poejo! É muito perfumado!
Neste Brasil continental recebe muitos nome: Poejo, Hortelãzinho, Erva-de-São Lourenjo, Menta Selvagem, Poejo-das-Hortas...
Não parece muito com hortelã. Folhas pequeninas como orégano e o aroma é fresco, mas doce e picante. O gosto é mentolado.
Mentha pulegium L quando consumido como chá tem efeito digestivo, expectorante, antimicrobiano e antiespasmódico. Em aplicações tópicas é antisséptico e cicatrizante.


Na comida uso em molhos, sopas, fricassê, saladas...moderadamente. Na primeira vez coloquei em igual quantidade com manjericão. Só deu poejo. O aroma inundou o ambiente e o sabor predominou sobre todos os outros temperos. Depois aprendi .Um galhinho pequenos ou de 6 a 10 folhinhas.


Li uma receita portuguesa que usa chá  ou água de poejo para fazer um prato típico chamado "Migas de Peixe ". Muito interessante.
Quase todas as receitas que encontrei apontando o uso de poejo tem origem portuguesa. Bem versátil entra em pratos com cogumelos, bacalhau e ovos . Existe uma receita de sopa ou "Poejada" com ovos,  onde entra um molho ( ramalhete)  de poejo.


O que mais chamou minha atenção foi a receita de Licor de Poejo. Fiquei com vontade de fazer ou de experimentar.
Se você não conhece poejo encontrará seco nas lojas de especiarias ou frescos nas feiras livres e revendas de mudas e plantas. O cultivo é muito fácil em jardineiras.

Licor de Poejo

Ingredientes
- 20g de poejo - Usando poejo seco o licor fica amarelado. Poejo fresco  e o licor é verde.
- 500ml de aguardente ( vodka? )
- 500ml de água
- 500g de açúcar

Preparo
- Misturar as folhas de poejo lavadas com a bebida alcoólica num recipiente bem limpo. De preferência fervido. Deixar macerando por 20 ou 30 dias. Eu recomendaria uma garrafa escura e guardada na geladeira.
- Depois disto ferver a água e o açúcar até formar uma calda. Pode-se adicionar mais poejo neste momento para reforçar o gosto.
- Resfriar e misturar com a infusão alcoólica de poejo previamente filtrada. Guardar numa garrafa bem linda! :)

6 comentários:

  1. Maravilha aprender!
    Nunca soube que pejo era tempero.
    Mamãe me dava qd tinha tosse.
    E o licor? Deve ser ótimo.
    Vou usar mais pejo agora.
    Obrigada, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Muitos ervas temperos tem propriedade curativas e vice-versa. Tem uma espécie de lavanda que é usada para temperar. Poejo é forte. O gosto domina. Use pouquinho. Beijocas de Elisabeth

      Excluir
  2. Ei Elisabeth! Tudo bem querida! Já tenho que lhe dizer que seu blog é um dos meus preferidos! Amo o astral, as postagens, enfim, tudo! rsrsrsrs....Amo poejo também! Adorei esta receita de licor de poejo! Já quero fazer! Fiquei curiosa nesta lavanda que serve para temperar! Seria qual tipo? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Que bom! Obrigada! O blog é meu xodózinho. Adoro poejo...tão perfumado! É a nossa tradicional alfazema com a folhinha lisa. Tem uma que é recortada. Vc esta lavanda tempêro encontra nas lojas de especiarias. É bem pronunciada. Coloque pouquinho. Beijocas de Elisabeth.

      Excluir
    2. Oi Polly. Complementando a resposta... Lavanda tempero pode ser encontrada seca em lojas de especiarias e temperos. Eu uso a fresca também. Comprei uma mudinha no mercado Municipal. Beijocas de Elisabeth

      Excluir

Seja bem-vindo! Comente, contribua...você enriquece o blog!