segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Salsa ou Molho de Tomate.


Molho de tomate...quem não faz?
Existem milhares de receitas. Foi a primeira coisa que fiz na cozinha depois de casada. Massa com olho de tomate e carne moída...hehehe. Meio na intuição e lembrando do que via fazerem em casa.
De pequena eu frequentava a cozinha com a nona, mas chegou na adolescência...só gostava de fazer bolo! Casei sem saber cozinhar "nadica".


A base é praticamente igual. O que variam são os temperinhos. Entretanto eu gosto de colocar cenoura!
Então selecionei uma receitinha italiana onde vai cenoura.


Ingredientes
- 1kg de tomates ( de preferência o italiano, toscano  ou rasteiro... aquele ovalado). Uma senhora no mercado sugeriu que experimentasse do pequenino, mais docinho. Ainda não tentei.
- 1 cenoura


- 1 talo de aipo ou salsão (opcional, mas deixa um gostinho especial).
- 1 cebola roxa pequena
- 1 dente de alho ( eu abuso do alho ...rsss)
- Manjericão a gosto ( pra mim isto quer dizer bastante e de preferência basílico, o de folha bem larga, meio crespa)
- Óleo de oliva ( não abro mão)
- Sal a gosto

Preparo



- Cortar os tomates pelo meio e retirar as sementes. Basta espremer a aguinha de dentro. Geralmente quando deixamos  as sementes ( pressa) o molho fica mais ácido.
- Levar ao fogo com um pouco de água. Enquanto cozinha picamos bem  o resto dos legumes.
- Triture  os tomates cozidos e reserve.


- Numa panela  coloque para refogar os legumes picados com azeite. Depois adicione  a massa de tomate e cozinhe novamente adicionando um pouco de água. Controle para não queimar . Deixe uma fresta entre a tampa e a panela para o molho engrossar.
- Quando os legumes tiverem perdido um pouco da  crocrância  está pronto.  Neste momento dá pra servir o molho com os pedacinhos   e respectivos gostos)  percebíveis. Ou triturar tudo servindo aquele molho bem lisinho.



DicaI:  Adicione o manjericão no seu tempo. Se vc adicionar no começo do cozimento ele perde muito do aroma que é tudo de bom. Eu coloco poucos minutos antes de retirar do fogo.

Dica II:  O molho está aguado, você está com pressa e agora ? Podemos coloca uma colher de amido de milho, ou de farinha de trigo num pouquinho de leite ( ou água) e jogar no molho. Em poucos minutos está pronto. Eu experimentei uma batata pequena cozida. Bem amassada no garfo, ou triturada no mixer, liquidificador; tipo um purê.
Deu super certo!
As quantidades de farinhas ou purê de batata dependem da quantidade de molho certo. Vou no olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Comente, contribua...você enriquece o blog!