sexta-feira, 21 de setembro de 2018
Sopa!
Sopa é universal. Todos povos conhecem. Comemos desde a mais tenra infância e a maioria ama.
Pra mim sopa tem gosto de infância, aconchego, carinho de família...e como esquenta no inverno!Pode ser pedaçuda, delicada, liquefeita, cremosa, de verduras, legumes ou carnes!
Para os principiantes esta é uma receita bem básica. Depois da primeira você pode e deve variar. Acrescentar ou retirar ingredientes, dando sua cara para a sopa.
Ingredientes
- Água
- Azeite
- Cebola, alho e tomates
- Peito de galinha
- Cenoura, vagem, abobrinha...
- Batata inglesa, batata-doce, batata salsa ( mandioquinha). As vezes coloco aipim.
- Tempero frescos ou desidratados - orégano, salsinha, cebolete, manjerona, talvez um pouquinho de alho porró ou de salsão. Vai do gosto. Se tiver coloco até 1/4 de pimentão vermelho picadinho...mas não todos de uma vez só ou ficará uma confusão de sabores.
Procedimento
- A gente vai lá refoga no azeite uma cebola pequena, uns 5 dentes de alho e um ou dois tomates temperados com sal e pimenta.
- Bate o refogado ( com um pouco de água) no liquidificador. Enquanto isto doura cubinhos de 1 peito de galinha na panela do refogado.
- Junta na panela de pressão (4,5l) o peito de galinha, uma cenoura, uma abobrinha pequena, uma batata doce grande ou duas pequenas, quatro a cinco batatas inglesas, duas ou três batatas salsas, aproveitamento de verduras, como o repolho refogado que sobrou do almoço (repolho é muito grande gente), e vagens (ervilhas). os legumes e tubérculos cortados em pedaços.
- Água até cobrir tudo, ervas (frescas ou desidratadas) e coloca para ferver.
- Desliga e confere o cozimento quando sair aquele cheirinho bom de sopa.
- Experimenta se o tempero necessita correção e depois é só comer de tigela...
Dicas
- Gosto de cortar legumes e tubérculos em pedaços de 2cm a 4cm. Fica pedaçuda, mas nem tanto.
- Antes de servir enquanto está beeem quente adiciono uma colher de café ou de sobremesa (se fiz na panela de 4,5l) de manteiga. Menos se sua sopa for menor.
- Se quiser um caldo cremoso separe uma porção de batatas e legumes e bata no liquidificador com um pouco de caldo. Melhor sem a carne. Volte o creme para a panela da sopa. Também dá para amassar algumas batatas com garfo...
- Queijo ralado por cima é de se acabar de comer.
- Croutons ou torradinhas em pequenos pedaços é o acompanhamento clássico. A escola francesa faz as torradinhas com um pouquinho de azeite e temperos espalhados sobre elas.
- Quem não dispensa carboidratos pode adicionar macarrão de letrinhas, conchinhas, aletria ou o que preferir. Deixa cozinhar de 9 a 11 minutos. também é possível adicionar sobras de arroz. Fica bem gostoso.
Pronto! Depois que a receita básica estiver dominada, no mundo das sopas, o céu é o limite.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo! Comente, contribua...você enriquece o blog!