terça-feira, 7 de maio de 2019

Sal e Sódio



Sal é fundamental, delicioso, porém me preocupa, pelo sódio que ingerimos. 
A ciência sabe que sódio é necessário no organismo, mas em pequena quantidade.
Adultos saudáveis não devem consumir mais que 2 g de sódio por dia o que equivale em média a 5g de sal comum ou uma colher de chá.  Diabéticos e hipertensos  a metade disto..
Porém existe diferença na quantidade de sódio em diferentes sais.


Sal Refinado Iodado
É sal marinho purificado quimicamente. Isto significa que os possíveis elementos minerais agregados são retirados. Após a purificação recebe iodo. Então é praticamente cloreto de sódio+ iodo+ resíduos de purificação.
Tanto faz se ele é extremamente fino ou grosso. Só existe diferença no tamanho dos cristais.


Sal Marinho Integral
É obtido por evaporação natural do sal marinho ou de salinas, sem refino.  Pode ter iodo, cálcio, magnésio e fluor.  A quantidade de sódio é um pouco menor que no refinado. Em média 31% da composição total é sódio.


Sal Rosa do Himalaia
Sal integral, sem refino, contém em média 80 minerais. Cai um pouco a quantidade de sódio mas ainda não existe consenso se todos estes minerais são benéficos para o organismo.A composição é a mesma no fino e no cristal grosso. Se não for adulterado.


Sal Negro
Vermelho  acinzentado, oriundo da Índia e paquistão, sabor forte e sulfuroso. Pode conter cloreto de potássio, ferro e compostos de enxofre.


Flor de Sal 
Contém 10% a mais de sódio. Considerado muito natural  deve ser usado em menor quantidade porque salga mais. Pode ter iodo, potássio e magnésio.


Sal defumado
Cristais grandes, levemente acinzentado e adocicado.  O mais famoso é feito na França a partir de, Flor de Sal utilizando a queima de barris onde armazenavam vinho Chardonnay.


Sal Kosher
Parecido com sal grosso, extraído do mar ou minas sob supervisão de um rabino. Sem modificações geralmente usado para temperar carnes.


Sal do Havai
Vulcânico, do avermelhado ao preto, tem sabor ferroso e alto teor de sódio.Tempera peixes e carnes.


Sal light
Diminuído teor de sódio recebe 50% de cloreto de potássio. Salga menos o que leva ao maior consumo. O sódio que entra no organismo acaba praticamente igual ao do sal comum, com o agravante de se ingerir mais potássio que o necessário.

Alternativas 

Para diminuir o consumo de sal, sem perder o sabor podemos usar Gersal ou Sal de Ervas.


Gersal
Sal misturado com gergelim.Diminui a quantidade  de sódio , adiciona cálcio, vitaminas E, B1, B2 e magnésio do gergelim.
Para fazer em casa:
- Misture  seis colheres de sopa de gergelim com duas colheres de café de sal marinho. A proporção varia de 10 a 20 partes de gergelim para 1 parte de sal. depende do gosto pessoal. Antes de misturar toste os dois ingredientes separadamente numa frigideira. Sem óleo e sem queimar ou ficará amargo.
- Bata no liquidificador o gergelim e o sal marinho tostados ainda quentes. Use o pulsar e sacuda a mistura durante o processo. A mistura deve ficar mais fina, mas não na consistência de farinha.
- Armazene  num frasco e cubra com pano ou papel até esfriar.
-Tampe bem  e armazene.


Sal de Ervas.
Consiste na mistura do sal marinho com especiarias secas ou frescas. Pode-se misturar o sal grosso e simplesmente armazenar ou bater no liquidificador para deixar uma consistência mais fina. Para bater no liquidificador prefiro as especiarias secas.
Escolha os temperos da sua preferência e mantenha a proporção de 3 xícaras de especiarias misturadas para uma xícara de sal.
Diminui o consumo de sódio, adiciona sabor aos alimentos e acrescenta vitaminas e minerais à dieta.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Sopa de Cogumelo Paris



Assisti ao Master Chef e fiquei morrendo de vontade de cogumelos. Fiz strogonoff mas não foi o suficiente. Estou com desejo de grávida sem estar...hahahaha
Amanhã é dia de feira aqui perto e vou atrás de cogumelos frescos!
Estamos no outono...sopa de cogumelos!


Ingredientes
500 g de cogumelo Paris
2 chalotas (*)
50 g de manteiga
50 g de farinha de trigo
limão siciliano
1 litro de caldo de galinha (ou de legumes)
300g de creme de leite (ou 250ml , um copo americano)
2 colheres de sopa de cebolinha e cerefólio (* *) picados
pimenta e sal a gosto.

Cultivo de champignons Paris
 Preparo
- Corte a base arenosa do cogumelo, lave e passe uma esponja. Separe uma ou duas cabeças que devem ficar inteiras para enfeitar a sopa.
- Pique os cogumelos e polvilhe com suco de limão. Pique as chalotas (ou as cebolas)
- Derreta a manteiga numa panela e refogue cogumelos e chalotas. Tampe e cozinhe durante 10 minutos em fogo baixo.
- Polvilhe as chalotas e os cogumelos com farinha.
- Misture o caldo de galinha  bem quente, deixe ferver  adicione pimenta e ferva mais 15 minutos. Mexa.
- Passe a sopa no liquidificador e volte para a panela.
- Misture o creme de leite e bata bem. Salgue.
- Fatie as cabeças inteiras  que estavam reservadas e misture na sopa cremosa.
- Sirva a sopa quente em tigelas. Polvilhe com cebolinha e cerefólio picado


(*) Chalotas  parecem pequenas cebolas  de casca vermelha, roxa  ou cinza. O sabor é mais delicado que o das cebolas.


(**) cerefólio é parecido com a salsinha. As sementes podem substituir as de coentro. Quando seco tem odor anisado e lembra anis ou cominho. Tente substitui-lo por erva-doce.


DICAS:
- Experimente umas pitadas de noz-moscada ralada na hora para aromatizar e dar um sabor especial. Lembre que noz-moscada deve ser usada em pequenas quantidades. Como sal. Em excesso é neurotóxica.
- Se não tiver creme de leite concentre o caldo de galinha ou legume em 1/2 litro ( 500ml)  e coloque o restante em leite até ficar na consistência do seu agrado.