Biscoitos, cuscuz, panquecas, sagu, sopas, angu,pães de queijo... Existe uma grande infinidade de receitas, muito brasileiras, feitas com os diferentes tipos de produtos obtidos da mandioca.
Mandioca (Manihot esculenta)
Originária do Brasil, conhecida pelos indígenas tupi-guarani disseminou-se pelas Américas e ganhou o mundo.
O termo mandioca veio do tupi mãdi'og, mandi-ó ou mani-oca, que significa "casa de Mani", a deusa dos guaranis que se transforma em mani-oca. "Aipim" origina-se do termo tupi ai'pi. "Maniva" origina-se do termo tupi mani'iwa.
Recebe nomes diferentes em cada região sendo os mais comuns: macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga.
Derivados da Mandioca
Fécula de Mandioca, Polvilho Doce ou Amido de mandioca: Para extração a raiz descascada e ralada é espremida. O líquido leitoso obtido descansa em um recipiente (decantação) e a massa que vai ao fundo é a fécula ou amido da mandioca. Separada do líquido vai ao sol para secar. Depois de seca é esfarelada e peneirada.
- Maniaca o caldo amarelo, e venenoso, extraído da "mandioca-brava chama-se depois de fervido vira Tucupi (molho da água da goma temperado com pimenta).
Goma de Mandioca para Tapioca: A fécula obtida da mandioca é hidratada, descansa e após a formação de blocos é peneirada.
Tapioca ( goma de mandioca) Granulada: Fécula aquecida que se apresenta em grânulos duros e irregulares.usada para cuscuz, pudins e bolos.
Polvilho Azedo: Enquanto o polvilho doce é o amido ou fécula da mandioca o azedo se obtém através da fermentação e secagem solar, apresentando características bem diversas
.dele se faz pão de queijo e pamonha de carimã.
Sagu: No Brasil o "sagu-pérola" é feito com mandioca limpa e ralada bem fina. Acrescentando água forma-se uma goma bem úmida. Ela é passada por uma peneira de tecido grosso e com o movimento de vaivém em círculos feito com as mãos, se transforma em bolinha. Estas "pérolas" vão para um tacho em temperatura controlada. Posteriormente são resfriadas.
O verdadeiro sagú é amido retirado do interior da palmeira oriental chamada saguzeiro (Metroxylon sagu)
Araruta *
Araruta, espécie Maranta arundinácea, é uma erva cujo rizoma tem fécula branca alimentícia parecida com o polvilho da mandioca.
Também é conhecida como agutiguepe, araruta-caixulta, araruta-comum, araruta-especial, araruta-gigante, araruta-palmeira, araruta-raiz-redonda, araruta-ramosa, embiri e agutingue-pé.
Originária das regiões tropicais da América do Sul, era encontrada especialmente nas regiões costeiras das Guianas até o Rio de Janeiro.
Tapioca: Apesar de ser popularmente o nome dado a goma de mandioca é uma iguaria indígena, Tupi-Guarani. A goma de mandioca é aquecida em chapa ou frigideira bem quente e servida com recheio doce ou salgado.
Beiju: É uma variação da tapioca. Enquanto na primeira usa-se a goma da mandioca, no beiju usa-se a mandioca ralada.
*Algumas mandiocas são venenosas devido a alta concentração de ácido cianídrico (cianeto). estas exigem processos baseados no calor para eliminar o composto tóxico.