terça-feira, 28 de fevereiro de 2017
Bobó de Pupunha na Moranga
Não é receita antiga.
Na verdade a orientação básica veio da Bela Gil. Gostei da ideia de utilizar palmito pupunha substituindo camarão. Que deve ficar delicioso também.
Porém mudei um pouquinho aqui e ali.
Ingredientes
- Duas abóboras moranga, ou uma moranga e um pedaço de abóbora pescoço. A moranga pode ser substituída pela abóbora japonesa que tem formato similar
- Azeite
- Óleo de dendê
- Leite de coco ( 200 ml)
- Cebola (1)
- Alho (de 3 a 6 dentes)
- Pimenta ( a gosto)
- Sal (a gosto)
- Coentro ( maço, na verdade raminhos ou vira overdose)
Procedimento
- Após cortar uma tampa da moranga e retirar todas sementes joga-se água fervendo dentro para amolecer a polpa que será reservada. É aconselhável deixar as bordas gordinhas para que a tampa não perca o encaixe.
- Numa panela colocar metade de óleo dendê ( mão leve no dendê, por favor) e metade de azeite para refogar cebola e alho picados, até dourar. Acrescentar a polpa de abóbora raspada e pedaços da outra abóbora para preencher todo espaço vazio da moranga.
Um pouquinho de água para facilitar o cozimento durante 10 ou 15 minutos. Bem pouquinho. Temperar com sal e pimenta. Pouca pimenta. Dendê e coentro tem sabor marcante.
- Bater a abóbora no liquidificador ou processador e retornar à panela para apurar.
- Adicionar o leite de coco. Quantidade necessária para ficar um creme.
- Adicionar o coentro picado. A quantidade depende do gosto. No máximo meia xícara. Na próxima colocarei menos coentro e menos pimenta.
Durante muito tempo odiei coentro, hoje aprecio. Para meu olfato é picante, quente e adstringente. Muito intenso, aroma e sabor sobrepujam os demais ingredientes. Contudo conheço várias pessoas que sentem coentro suave, fresco e agradável.
Isto se considerarmos as folhas. Sementes de coentro tem outras características.
- Adicionar o palmito pupunha cortado em rodelas. Pode-se usar em conserva ou natural previamente cozido "al dente".
- Colocar na moranga, tampar e levar ao forno durante 15 a 20 minutos.
O preparo da moranga, arroz e salada de folhas consome de 60 a 90 minutos dependendo da organização da cozinheira . Eu vou limpando tudo enquanto faço então comecei as 12:00 h e terminei por volta de 13;30 h
Fica gostosa com arroz, de preferência integral, e salada de folhas. Pode acompanhar carnes, mas não faz feio como prato principal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo! Comente, contribua...você enriquece o blog!