quarta-feira, 17 de abril de 2019

Cozinhando com Gordura de Coco


Na minha infância a porta de casa era o local onde padeiro, leiteiro e açougueiro depositavam as encomendas, pela manhã bem cedinho, quase madrugada.
O pagamento das compras  anotadas no caderno do comerciante era mensal,  versão do atual cartão de crédito.
Apesar do acesso fácil nunca roubavam a comida. Tempos do "fio de bigode".
Entretanto quase sempre comíamos pão caseiro, que era muito delicioso, geralmente feito por minha avó.
Ela usava banha de porco ou  a gordura de coco para fazer a massa de pão. Massas de tortas também. Lembro da aparência translúcida de ambas. A gordura de coco parecia mais esbranquiçada.
Com o passar do tempo foram substituídas por óleo e margarina.


Não gosto de margarinas. Nunca apreciei, portanto fiquei feliz ao me deparar com manteiga de coco no supermercado.
Cara! Mais custosa que a manteiga. Agora é "fit", ou "vegana". O status elevou o preço, pois esta era uma gordura acessível.
Estranhei o cheiro de coco e conclui que está aromatizada e saborizada, porém não encontrei nenhum aditivo do gênero listado na formulação.
Nos sanduiches, substituindo manteiga, não foi bem aceita.


Usei na culinária começando pelo brigadeiro. Ficou ótima. No molho de tomate e no bechamel também.
Pretendo experimentar nas massas de torta e no pão, assim como procurar a  gordura de coco em lata, como existia na minha infância.  Não é produto comum nos supermercados.
Liquefaz completamente aos 25ºC e não queima rápido como a manteiga ou o azeite quando submetida ao calor. Boa para frituras.
Para quem não ama coco talvez o aroma e a sugestão de sabor  incomodem. Os demais habituam. Espero que não elevem o custo do produto adicionando inúteis flavorizantes para trazer aroma e sabor artificial  coco.
 Dica: O aspecto e textura induzem a usar um pouquinho mais... não faça isto. Ao contrário, use um pouquinho  menos que o convencionado para manteiga ou óleo. Para que não sobre gordura na sua receita.


Saúde: Óleo de coco virgem, e extraído a frio é mais benéfico que o processado, pois apesar de ser um tipo de gordura saturada não prejudica o coração, nem induz ao aumento de colesterol. Estudos que apontaram efeitos negativos  utilizaram óleo de coco hidrogenado.
Ácidos graxos de cadeia média (principalmente ácido láurico) encontrados no óleo de coco  tem uma rápida absorção e digestão sendo rápida fonte de energia.  Gordura de coco tem ácido caprílico, ácido cáprico e ácido láurico que são bons para o corpo.
Alguns estudos apontam que é benéfico no hipotireoidismo. Contudo as conclusões não são definitivas.
Como a maioria dos alimentos polêmicos  a melhor decisão é usar com moderação. Excessos sempre fazem mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Comente, contribua...você enriquece o blog!