Esta massa de pão-de-ló é receita da Virginete, uma merendeira e cozinheira de mão cheia . Trabalhou comigo na última escola onde ministrei aulas. Isto há 15 ou 20 anos atrás.
Também conhecido como bolo esponjoso o pão-deló foi criado pelo cozinheiro genovês Glovan Battista Cabona, e chamado de Pan di Spagna porque foi oferecido ao rei da Espanha, Fernando IV, em 1747.
Na receita original não havia fermento, a proporção de ovos era maior, e a massa cozida em banho-maria.
Ingredientes
- 3 ovos
- 150g de açúcar
- 150g de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó de fermento em pó
Coloque os ovos e o açúcar numa tigela. bata bem até a massa ficar espumosa e dobrar de tamanho. Acrescente a farinha e misture bem. por último peneire o fermento sobre a massa e incorpore ou misture.
Coloque numa forma de torta tamanho médio, untada, e asse no forno médio, pré-aquecido, durante 30 à 45 minutos.
PS: A proporção de ingredientes nesta massa é de 1 ovo para cada 50 g de farinha, 50 g de açúcar e 1 colher de chá de fermento. Respeitando-a vc poderá aumentar a massa. Na página das dicas você encontra uma tabela para medidas, se não tiver balança.
Para escolher o tamanho de forma observe se a massa fica até a metade. Ela necessita deste espaço restante na forma para crescer e ficar macia.
Pão-de-ló é base para muitas tortas. Para cortar em camadas, umidificar e preparar tortas o ideal é prepará-lo de véspera, guardando a massa pronta em geladeira. Embalado em papel filme e refrigerado se conserva por 2 a 3 dias.
Veja as dicas para cortar camadas e pão-de-ló úmido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo! Comente, contribua...você enriquece o blog!